quinta-feira, 11 de julho de 2013

Uma palavrinha sobre o sábado

Agora, uma palavrinha sobre o meu hábito de guardar o sábado. Entendam. Guardar o sábado não significa desprezar os outros dias ou deixar de estar com Deus durante toda a semana. Significa, simplesmente, tirar um dia inteiro para descansar dos afazeres diários, focando apenas em Deus, na família e no seu próximo. E é importante ter esse dia? Vou contar minha experiência.

Comecei a trabalhar há duas semanas. Trabalho de segunda à sexta, das 7:30 da manhã até 17:30 da tarde. Do trabalho eu parto para a faculdade, onde fico até às 22 horas. Quando volto para casa, já é 23 horas. Durmo meia noite e acordo 6:00 da manhã para começar tudo de novo. Não há tempo de fazer nada. 

Contudo, quando chega o pôr do sol de sexta-feira (biblicamente, o início do sábado), eu posso relaxar. Estudos, trabalhos e todo o estresse da semana, eu esqueço. Dali até o pôr do sol de sábado, eu posso dar atenção à família e amigos, gastar mais tempo orando e lendo a Bíblia, ir a Igreja, falar de Jesus, evangelizar e etc. É um dia para se sair da rotina e recarregar suas baterias, tanto físicas e mentais, como espirituais. É um dia para descansar e também para proporcionar descanso ao seu próximo. Eu não sei o que seria de mim sem esse dia! Eu necessito desse descanso.

O leitor pode estar pensando: "Mas também há o domingo". Mas o domingo já é o dia em que volto à minha rotina. Embora eu não trabalhe nesse dia também, passo boa parte dele estudando para a faculdade (coisa que não dá tempo de fazer durante a semana). É o dia de ajeitar trabalhos, de estudar para provas e de organizar as coisas para segunda. Não é um dia de pleno descanso.

Poder-se-ia argumentar: "Você não poderia trocar a ordem dos dias, descansando no domingo e organizando as coisas no sábado? Afinal, quase todo mundo faz isso".

Mas não seria a mesma coisa. Porque Deus santificou o sábado como dia de descanso (muito antes de haver Israel ou judeus). Porque Deus ordenou, nos dez mandamentos, que guardássemos o sábado. Porque em nenhum momento, no Novo Testamento, Deus afirma que substituiu o sábado pelo domingo. Porque o sábado é um memorial de Deus como Criador (quando guardamos o sábado, simbolicamente, reconhecemos que Deus é criador).

Trocar o sábado pelo domingo (ou, simplesmente ignorar o sábado), dizendo que não importa qual dia guardamos é como desprezar o dia do aniversário do seu filho ou o dia do aniversário de casamento com sua esposa, dizendo que esses dias não tem importância, porque todos os dias são igualmente importantes. Ora, se Deus pediu o sábado, é o sábado que devemos dar. Não tem porque fazer diferente.

E não, não é uma questão de legalismo. Legalismo é tentar se salvar por aquilo que você faz. Não é o que estou fazendo. Minha salvação é pela graça, mediante a fé em Cristo. Tudo o que faço para Deus não é para eu tentar me salvar, mas sim porque eu o amo. E quem ama a Deus, procura fazer a vontade Dele. Simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,
Evite palavras torpes e linguajar não compatível com a filosofia do blog. Obrigado.