quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Razões bíblicas pelas quais sou sabatista

1) O sábado foi instituído como dia santo muito antes de existirem judeus, Israel, tábuas da lei, Moisés, 12 tribos, Jacó, Isaque e Abraão (Gênesis 2:1-3), o que significa que o sábado não é simplesmente um mandamento do judaísmo, criado estritamente para judeus.

2) O sábado foi instituído antes até do ser humano cometer o primeiro pecado, o que significa que ele nada tem a ver com as leis cerimoniais que surgiriam posteriormente como símbolos do sacrifício vindouro de Cristo.

3) O sábado foi posto no decálogo (dez mandamentos), o que mostra seu caráter moral e permanente, provando, mais uma vez, que ele nada tem a ver com leis que existiam apenas para prefigurar a Cristo.

4) O sábado tem um valor prático imprescindível: nos possibilita cessar o trabalho e as tarefas que podem ser feitas em outros dias, para passar um dia inteiro se dedicando a Deus, à família e ao próximo.

5) O sábado jamais foi só para judeus, mas era estendido aos gentios que queriam se unir ao Senhor (Isaías 56:1-8).

6) A vigência do sábado é imprescindível para se defender que o Deus do Antigo Testamento é o mesmo Deus do Novo Testamento, já que Deus é o Criador em ambos testamentos e o sábado aponta para Deus como o Criador.

7) Jesus se preocupou com a possibilidade de seus seguidores terem que fugir no sábado no dia da grande perseguição (Mateus 24:20).

8) Paulo e Barnabé não orientaram as pessoas que queriam ouvir novamente suas pregações a abandonarem a prática de guardar o sábado (Atos 13:42-44).

9) Quando em Corinto, antes de Silas e Timóteo descerem à Macedônia, Paulo passou um tempo trabalhando durante toda a semana como fabricante de tendas, mas parava aos sábados para ir pregar nas sinagogas (Atos 18:1-4).

10) O Novo Testamento fala repetidas vezes na importância de se guardar os mandamentos de Deus (João 14:15, Gálatas 5:19-21; I Coríntios 6:9-10; Tito 1:16 e 2:7; I João 2:4-6; Apocalipse 14:12), pois isso é a implicação direta de amar a Deus, segundo as Escrituras.

11) O Novo Testamento em nenhum momento anula o sábado, sétimo dia da semana. Ele anula apenas feriados e festas cerimoniais do judaísmo (Páscoa, Lua Nova, Pentecostes...), estas sim, temporárias e prefigurativas de Cristo, que perderam seu valor quando Cristo cumpriu sua missão.

12) A mensagem do evangelho eterno que será pregada por todo o mundo no fim nos convida a lembrar que Deus é o Criador e que haverá um juízo (Apocalipse 14:6-7). Isso nos remete ao sábado (que aponta para Deus como Criador) e à volta de Jesus. Esta mensagem tem sido o pilar da pregação da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a maior congregação cristã sabatista do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,
Evite palavras torpes e linguajar não compatível com a filosofia do blog. Obrigado.