quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Por que a oração é importante?

Talvez vocês se perguntem: "Por que a oração é tão importante? Deus já não sabe tudo o que nós vamos falar? E por que devemos orar pelas pessoas? Se não orarmos, Deus não os ajudará?". Essas perguntas merecem uma resposta longa, mas vou fazer um resuminho só para vocês captarem a ideia básica.

Sobre as primeiras duas perguntas, devemos nos lembrar que a nossas orações não são necessárias para que Deus viva, mas para que nós vivamos (espiritualmente falando). É a maneira que temos, hoje, de estar em contato com Deus, de manter um relacionamento com Ele. Através da oração falamos o que sentimos, desabafamos, clamamos, pedimos, nos desculpamos, partilhamos alegrias e tristezas, e, ao fim de tudo, somos invadidos pela prazerosa convicção de que fomos ouvidos. Mas isso, claro, só acontece se fazemos da oração um hábito, e se, juntamente com ela, também nos alimentamos da Palavra de Deus (a Bíblia) e coisas boas.

É sempre bom frisar que Deus é um Ser. Um Ser vivo e pessoal. Ele deseja (embora não necessite) manter um relacionamento conosco. E nós necessitamos (embora algumas vezes não haja desejo em nós) nos relacionarmos com Ele. É por isso que Ele tem prazer em nos ouvir, mesmo já sabendo tudo o que vamos falar. E é por isso que nós devemos orar.

As duas últimas perguntas são mais difíceis. Porém, há respostas para elas. Devemos lembrar que quando o ser humano se desconectou de Deus, escolhendo o pecado (lá no Éden), Satanás e seus demônios passaram a ter muitos direitos sobre a Terra e o ser humano. O ser humano assinou uma espécie de contrato com o Diabo e isso, de certa forma, limita um pouco a ação de Deus e seus anjos. Limita não no sentido de que Deus se tornou menos poderoso, mas no sentido de que Deus é justo e respeita as regras. Se assinamos um contrato com Satanás, Deus age conforme o que o contrato permite. O Diabo, como sendo o Acusador, está sempre de olho nisso para acusar Deus de juiz parcial caso o contrato não seja cumprido.

Pois bem. Aparentemente, a oração é uma chave legalmente válida que cria dificuldades à ação de Satanás na vida do ser humano, e dá a Deus e seus anjos mais liberdade de ação. Ela é um trunfo na mão do ser humano, uma espécie de carteirinha especial que qualquer um pode usar quando o diabo estiver enchendo o saco, tal como um agente de polícia: "Sou policial", diz, mostrando o distintivo, "Ordeno que saia daqui, pois o perímetro será vistoriado pela polícia".

Sem oração, Deus pode agir, mas com limitações. A oração pode abrir portas que não seriam abertas sem ela. E quanto mais pessoas oram, mas o poder de ação de Satanás é limitado, podendo, em alguns casos, se tornar totalmente nulo. Por isso devemos orar pelas pessoas e pelas situações. É uma questão contratual. Deus conta com a gente.

Isso não quer dizer, óbvio, que toda vez que orarmos, as coisas irão acontecer exatamente como desejamos ou achamos que é o correto. Às vezes (muitas vezes) os planos de Deus serão cumpridos de outra forma que não conseguimos enxergar. Isso pode frustrar, mas Deus tem um campo de visão infinitamente maior que o nosso. Não devemos, portanto, entender a oração como uma forma mágica de conseguir tudo o que queremos, mas como uma forma lógica de permitirmos que Deus consiga aquilo que Ele quer do modo como Ele acha melhor.

Essas explicações estão todas baseadas na Bíblia e na lógica. Qualquer dia elaboro um texto maior, bem detalhado, para elucidar a questão. Mas o básico é esse. Meu pedido é: não deixemos (vou me incluir nisso) de orar. Que oremos cada vez mais. Principalmente pelos outros. Isso faz uma diferença enorme. Para não dizer que não citei nenhuma passagem bíblica, a epístola de Tiago, diz:

"A oração de um justo pode muito em seus efeitos" (Tiago 5:16).

Não somos justos por nós mesmos, mas justificados e auxiliados por Cristo Jesus, por Nosso Pai que está nos céus e pelo Espírito Santo, que habita em nós e no nosso meio.

Oremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor,
Evite palavras torpes e linguajar não compatível com a filosofia do blog. Obrigado.